domingo, 26 de fevereiro de 2012

VALE CARNEVALE


“Carnaval” é uma palavra composta a partir da expressão latina “carnem vale”, que significa, à letra, “adeus à carne”, pois é nesse dia que se entra no período da Quaresma, marcado pelo jejum e abstinência à ingestão de carne (pelo menos às sextas-feiras), substituindo-a pelo consumo preferencial de peixe.
Além disso, palavra “entrudo” deriva de introitus que significa “entrada” [naquele período de quarenta dias que antecedem a celebração da ressurreição de Cristo; com efeito, Quaresma provém do numeral ordinal latino quadragesimus].

 O Carnaval foi sempre considerado a terça-feira gorda em que nos despedimos da carne, no entanto, como o governo está a forçar o abandono desta festividade, passamos a dizer adeus ao “adeus à carne”, ou seja, poderemos empanturrar-nos de carne até ao coelhinho da Páscoa! Passaremos a ter uma terça-feira magra chamada de piscaval, em que nos alimentaremos, depois de chegarmos do trabalho, por meio carapau ou uma sardinha mirrada, porque solhos e salmões, já dizia o Pe. António Vieira, apenas “vão à mesa dos ricos e dos poderosos”.
Na verdade, alguém apelidou o passado ano de annus horribilis, mas Jano deve ter deixado a porta aberta e prolonga-se neste novo ano, além de se agravar. Annus horribilis??? Entrámos no anno domini MMXII, com mais uns buraquinhos no cinto… Todos os portugueses?! Não, porque há muitos que não terão de mudar o seu modus vivendi; uns continuarão sem ter de atestar os veículos por sua conta; outros não terão de percorrer as antigas SCUT para se deslocarem para os seus empregos; outros ainda não terão de comprar nos saldos e promoções, pois têm cartões de crédito e mordomias, ou chorudas reformas, apesar de se queixarem constantemente; há também aqueles que continuarão a gozar férias, pois não perdem os seus subsídios, nem têm de confirmar o aumento do IVA nos bens alimentares.
Costuma dizer-se que o Natal ou o Carnaval é quando o homem quiser, por isso, com todas estas partidinhas, passamos os anos em autênticos carnavais… Para o ano também não há tolerância… Ainda mal, pois nós também continuaremos a não tolerá-los… Mas é Carnaval, ninguém leva a mal…

Sem comentários:

Enviar um comentário