sábado, 22 de outubro de 2011

MATEMATIM OU LATINÁTICA?


Dizia um velho professor de matemática duma universidade brasileira: “Deem-me um bom aluno de latim, que eu farei dele um grande matemático”.
A que se deverá tal afirmação? Talvez conheça estudos que dizem que a língua latina leva a uma melhoria na concentração dos alunos, ou que eles passam a resistir mais a tarefas complexas, tornando-os mais bem sucedidos em qualquer área. Ouve-se também que esta língua melhora o raciocínio lógico e a memória. De facto, a nossa lingua mater prepara-os para isso… tal como a matemática… Não é por acaso que chamam ao latim a “matemática das línguas”. Há, inclusive, quem diga que aprendê-lo é tão saudável como jogar xadrez.
Se isto é verdade? Não sei, nem tenho estudos que o comprovem, no entanto apraz-me dizer que aquela língua tem influência nalgumas línguas vivas e é fonte inesgotável dos mundos científico e académico, assoberbando-os de erudição.
Apesar disso, também estou de acordo com quem pensa exatamente o contrário, pois “Primus vivere, deinde philosophare”.

Sem comentários:

Enviar um comentário